O QUE É O INCLUSIVE CINEMA?
De 02 de agosto a 06 de dezembro, o Espaço Petrobras de Cinema promove uma série de sessões gratuitas e acessíveis para pessoas com deficiências visual e auditiva. O projeto Inclusive Cinema vai exibir uma seleção de filmes brasileiros projetados com todas as acessibilidades na tela e no som aberto, sem necessidade de app.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
A Mensagem de Jequi
Dirigido por Igor Amin
Brasil - 2025 - Aventura/Drama/Infantil
LClassificação LivreO filme narra a história de Jequi, um menino quilombola que, ao observar os riscos que a mineração e o “progresso” trazem à sua comunidade e às águas, decide enviar uma mensagem de alerta. Inspirado pela ancestralidade, Jequi lança garrafas nas águas, levando sua voz a outros rios e crianças do mundo. A narrativa aborda a importância da preservação dos rios, das comunidades tradicionais e do combate à exploração predatória dos recursos naturais.
Sessão Gratuita – Inclusive Cinema: 27/09 às 11h
Kasa Branca
Dirigido por Luciano Vidigal
Brasil - 2025 - Drama, Comédia/Ficção - 96 min - 2D - Sessão com acessibilidade na tela
16Não recomendado para menores de 16 anosDé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.
Sessão Gratuita – Inclusive Cinema
Horários:
Sábado 04.10: 11h
Sem Coração
Dirigido por Nara Normande e Tião
Brasil - 2024 - Drama/Ficção - 95min - 2D - Sessão com acessibilidade na tela
16Não recomendado para menores de 16 anosVerão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.
Sessão Gratuita – Inclusive Cinema
Horários:
Sábado 11.10: 11h
Suçuarana
Dirigido por Clarissa Campolina, Sérgio Borges
Brasil - 2025 - Drama - 85min -2D - Sessão com acessibilidade na tela
12Não recomendado para menores de 12 anosDora passou os últimos anos percorrendo um território arruinado pela mineração, em busca de uma terra perdida sonhada por ela e por sua mãe. Carrega consigo uma foto antiga com o nome Suçuarana, única pista desse lugar mítico onde ela imagina que possa encontrar pertencimento. Guiada por um misterioso cachorro, encontra refúgio em uma vila de trabalhadores de uma fábrica abandonada, que vivem em coletividade. A cada novo encontro, seu destino parece sempre um pouco mais distante.
Sessão Gratuita – Inclusive Cinema
Horários:
Sábado 18.10: 11h
Um Filme de Cinema
Dirigido por Thiago B. Mendonça
Brasil - 2023 - Infantil - 84 min - 2D - Sessão com acessibilidade na tela
LClassificação LivreBebel, filha de um diretor de cinema em crise, quer fazer um filme com seus amigos para um projeto escolar. A realização do filme se torna uma grande aventura e leva Bebel, sua família e seus amigos a uma viagem pela história do cinema.
Sessão Gratuita – Inclusive Cinema
Horários:
Sábado 25.10: 11h
Um Lobo Entre Os Cisnes
Dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki
Brasil - 2025 - Drama - 112' - 2D - Sessão com acessibilidade na tela
16Não recomendado para menores de 16 anosInspirado na história real de Thiago Soares, o maior bailarino do Brasil. Criado no subúrbio do Rio de Janeiro, quando jovem, troca as batalhas do hip hop pelos palcos do balé clássico. entra em um novo mundo sob a orientação de um mentor implacável. Entre disciplina, desafios e paixão, Thiago rompe barreiras sociais e culturais até conquistar o posto de primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres.
Sessão Gratuita – Inclusive Cinema
Horários:
Sábado 08.11: 11h
3 Obás de Xangô
Dirigido por Sérgio Machado
Brasil - 2024 - Documentário - 75 min - 2D - Sessão com acessibilidade na tela
14
O documentário retrata a amizade incondicional entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, os maiores responsáveis pela criação de um imaginário de baianidade que persiste até hoje. Os três defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as pinturas e esculturas de Carybé consolidaram um modo de estar no mundo dos baianos e influenciaram as gerações de artistas que vieram depois.
Sessão Gratuita – Inclusive Cinema
Horários:
Sábado 15.11: 11h
As Primeiras
Dirigido por Adriana Yañez
Brasil - 2025 - 78min - 2D - Sessão com acessibilidade na tela
10Não recomendado para menores de 10 anosO documentário retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. Quando elas começaram a jogar, o esporte era proibido para mulheres.
Sessão Gratuita – Inclusive CinemaHorários:
Sábado 22.11: 11h