O QUE É O INCLUSIVE CINEMA?
De 02 de agosto a 06 de dezembro, o Espaço Petrobras de Cinema promove uma série de sessões gratuitas e acessíveis para pessoas com deficiências visual e auditiva. O projeto Inclusive Cinema vai exibir uma seleção de filmes brasileiros projetados com todas as acessibilidades na tela e no som aberto, sem necessidade de app.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Carlota Joaquina, Princesa do Brazil
Dirigido por Carla Camurati
Brasil - 1995 - 100 min. - Drama - 2D - Sessão com acessibilidade na tela e audiodescrição
Não recomendado para menores de 14 anos.

Sáb (01/11) – 11h
Elenco: Marco Nanini, Marcos Palmeira, Maria Fernanda
Um painel da vida de Carlota Joaquina (Marieta Severo), a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal (Marco Nanini) com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.
Sessão gratuita – Inclusive Cinema
Suçuarana
Dirigido por Clarissa Campolina, Sérgio Borges
Brasil - 2025 - Drama - 85min -2D - Sessão com acessibilidade na tela e audiodescrição
Não recomendado para menores de 12 anos.

Sáb (08/11) – 11h
Dora passou os últimos anos percorrendo um território arruinado pela mineração, em busca de uma terra perdida sonhada por ela e por sua mãe. Carrega consigo uma foto antiga com o nome Suçuarana, única pista desse lugar mítico onde ela imagina que possa encontrar pertencimento. Guiada por um misterioso cachorro, encontra refúgio em uma vila de trabalhadores de uma fábrica abandonada, que vivem em coletividade. A cada novo encontro, seu destino parece sempre um pouco mais distante.
Sessão Gratuita – Inclusive Cinema
As Primeiras
Dirigido por Adriana Yañez
Brasil - 2025 - 78min - 2D - Sessão com acessibilidade na tela e audiodescrição
Não recomendado para menores de 10 anos.

Sáb (29.11): 11h
O documentário retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. Quando elas começaram a jogar, o esporte era proibido para mulheres.
Sessão Gratuita – Inclusive CinemaDormir de olhos abertos
Dirigido por Nele Wohlatz
Nacional - Drama - 98min - 2D - Sessão com acessibilidade na tela e audiodescrição
Não recomendado para menores de 18 anos.


Sáb (22.11): 11h
Em Dormir de Olhos Abertos, acompanhamos as histórias de três imigrantes chineses em Recife, no Pernambuco. A cidade costeira recebe Kai, Fu Ang e Xiaoxin, cada um buscando seu próprio destino e que, por uma série de enganos, se encontram e desencontram. De início, vemos a taiwanesa Kai em uma viagem de férias para o Brasil e de coração partido após ter sido deixada pelo antigo namorado no aeroporto. Em suas andanças pela cidade, a jovem acaba conhecendo a loja de guarda-chuvas de Fu Ang num mercado local. A expectativa de se tornarem amigos, porém, é frustrada quando Fu Ang desaparece. Enquanto procura por ele, Kai esbarra com Xiao Xin e um grupo de trabalhadores chineses que vivem num prédio de luxo. Uma ligação entre os três se forma à medida que seus caminhos se cruzam e suas vidas conversam entre si. Dirigido por Nele Wohlatz, o longa rastreia os sentimentos dos protagonistas a partir dos diferentes fluxos e trânsitos que fizeram e fazem parte de suas histórias.



