Curta Às Seis – Sessão 2 – Assombros Maquínicos

Dirigido por

Brasil - 2025 - 56 min. - Curtas

12 anos

Sala 4 – 18:00

2D – NAC

Uma sessão que se volta às relações entre cinema e trabalho: seja pela via da investigação iconográfica e suas reinvenções, seja pelo gesto cotidiano do próprio trabalhador, que interroga seus percursos, seu espaço de trabalho, ou ainda pela história de horror que emana das próprias máquinas fabris. São filmes que, na maneira pela qual exploram vínculos entre aparato, imagem e trabalho, fazem ressoar distintos assombros.

Estudo para uma pintura o lavrador de café (Desali e Rafael dos Santos Rocha, 2023) – 13’ –  LIVRE
“Estudo para uma pintura o lavrador de café” é um curta experimental que documenta a criação de uma pintura durante a pandemia. Inspirado na obra “O Lavrador de Café” de Portinari, o curta utiliza imagens que fazem pequenas releituras de diversas pinturas do artista para formar novas imagens. As imagens se destacam em meio a resiliência e a esperança encontradas na arte em tempos difíceis. Uma jornada visual que celebra a transformação e a beleza mesmo em meio à adversidade.

Entrevista com as coisas (Lincoln Péricles, 2015) – 7’ – LIVRE
Colagens da vida periférica.

A máquina infernal (Francis Vogner, 2021) – 30’ – 12 ANOS
Sara é contratada para fazer a manutenção de máquinas que quebram misteriosamente em uma velha fábrica metalúrgica em processo de falência no Grande ABC.  Entre extensas jornadas de trabalho e incertezas quanto ao futuro, um estranho e monstruoso som toma os espaços. As máquinas gritam como se fossem corpos e os corpos humanos quebram como se fossem máquinas. Um filme de horror e amor.